Horários de atendimento: 8:00 am - 18:00 pm
dor-abdominal

Doença Inflamatória Pélvica pode causar infertilidade em homens e mulheres

Você já ouviu falar da Doença Inflamatória Pélvica (DIP)? Segundo especialistas, essa é uma das causas de infertilidade em homens e mulheres. Classificada como DST, doença sexualmente transmissível, a DIP quando tratada de forma rápida e adequada, pode preservar a fertilidade do paciente.

O ginecologista e especialista em fertilidade humana, Dr. André Luiz, conta que a inflamação pode ser causada pelas bactérias Chlamydia trachomatis e/ou Neisseria Gonorrhoeae, entre outras, que são os micro-organismos responsáveis por provocar a infecção nos órgãos genitais femininos e que pode impossibilitar uma gestação. “Elas são transmitidas através de relações sexuais, por isso a importância de usar proteção”, alerta.

O especialista conta que sentir dor na região pélvica, durante o ato sexual; ter febre e corrimento vaginal são alguns dos sinais que indicam a possibilidade de haver um processo infeccioso. “As mulheres que apresentem esses sintomas devem procurar imediatamente um médico, pois a confirmação só pode ser dada através de exames”, disse.

E acrescenta: “A doença pode causar danos às trompas da mulher, levando a infertilidade, nos casos mais graves pode ser necessário retirar as trompas e/ou os ovários comprometidos. A DIP só não pode deixar de ser tratada, pois a falta de cuidado pode danificar permanentemente os órgãos reprodutores femininos e para engravidar ela necessitará da Fertilização in vitro.

Nos homens, o DIP pode ocasionar uma prostatite, epididimite ou orquite crônica, podendo interferir na produção e qualidade dos espermatozoides. Os sintomas no público masculino são menos evidentes e muitas vezes passam despercebidos, pois os homens não procuram o urologista com a mesma frequência que a mulher procura o ginecologista. Logo, a inflamação pode se tornar crônica e levar a infertilidade até a ausência total de espermatozoides no ejaculado, tornando o homem estéril; nesse caso, para engravidar sua parceira terá que recorrer a um banco de sêmen.

 

Copyright © Fertvida 2016 - todos os direitos reservados
Desenvolvido por Força Digital