Horários de atendimento: 8:00 am - 18:00 pm
01

Estímulos do bebê na barriga ajuda no desenvolvimento da cognição

A descoberta de uma gravidez é sinônimo de alegria e muitas vezes realização para os pais. A mulher passa a vivenciar momentos únicos e de descobertas durante nove meses. Mas não será somente a mãe que irá viver essa experiência, pois o bebê também irá passar por transformações que serão primordiais para o seu desenvolvimento.

O especialista em reprodução humana, André Luiz, explica que estimular o bebê ainda na barriga da mãe pode ser algo importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. “É importante que os pais saibam que o bebê não estar em um mundo isolado, após alguns meses o feto já terá percepção do que acontece à sua volta e é importante que a mãe possa estimulá-lo com música, o toque e a voz”, afirma o especialista.

Exercícios como tocar a barriga, conversar ou ouvir músicas são ações percebidas pela criança. O médico conta que esses momentos são importantes para fortalecer esse vínculo entre mãe e filho. “Esses momentos transmitem ao bebê tranquilidade e segurança, além de fortalecer os laços entre a mãe e o bebê, reduzindo até mesmo os riscos de uma depressão pós-parto, por exemplo”.

Outra parte importante é o estimulo com a música, o especialista fala que colocar fones de ouvido ao redor da barriga poderá ajudar na compreensão da linguagem. “A partir da 16° semana de vida o ouvido do feto já está formado, e ele pode escutar o que se passa fora. O recomendado é usar canções tranquilas como a música clássica ou as canções infantis, que podem ajudar o bebê a reconhecer mais facilmente palavras depois de nascer”, explica.

Os benefícios do estímulo são incontáveis para mãe e bebê. É preciso que o pai e o restante da família participem dessa interação, pois quando a criança vier ao mundo já estará familiarizado com as vozes das pessoas ao redor. “O bebê responde esse estimulo de uma forma bem especial, além do que os batimentos cardíacos ficam mais calmos, ele se movimenta, pisca e faz o movimento de sucção como se estivesse mamando quando alguém conversa com ele. Ou seja, é algo benéfico e emocionante para ambas as partes”, finaliza.

 

Copyright © Fertvida 2016 - todos os direitos reservados
Desenvolvido por Força Digital