Horários de atendimento: 8:00 am - 18:00 pm
exame em casal

Exames para quem está com Dificuldade para Engravidar

As causas da infertilidade são avaliadas a partir da história clínica do paciente e de exames complementares como o espermograma no homem e a histerossalpingografia na mulher.

A presença de infertilidade no casal deve ser avaliada após 1 ano de tentativas de engravidar, mas em alguns casos deve-se procurar o médico antes, como quando a mulher tem mais de 35 anos de idade.

Exames para o casal

A seguir estão os exames utilizados para avaliar o que pode estar causando a dificuldade do casal engravidar.

1. História Clínica

A história clínica é usada para avaliar problemas tanto nos homens como nas mulheres. Os fatores analisados pelo médico são:

  • Tempo e que o casal está tentando engravidar;
  • Se já tiveram algum filho;
  • Tratamentos e cirurgias já realizadas;
  • Frequência do contato íntimo;
  • Histórico de infecções urinárias e nos órgãos genitais.

Além disso, os homens também precisam dar informações sobre presença de hérnias inguinais, trauma ou torção dos testículos e as doenças que teve na infância porque a caxumba pode favorecer a dificuldade para engravidar.

2. Exame físico

No exame físico, o médico avalia a forma e o desenvolvimento adequado dos órgãos sexuais, a presença de sinais que indiquem doenças sexualmente transmissíveis e de varicocele nos homens, que são as veias aumentadas nos testículos. A varicocele é a causa mais comum de infertilidade em homens, veja como é feito o tratamento desse problema.

3. Exame de sangue

A avaliação hormonal é feita através de exame de sangue para verificar se há alterações em hormônios que participam da saúde reprodutora tanto de homens quanto de mulheres, como o estrógeno, a progesterona, os hormônios da tireoide e a prolactina.

Exames específicos para homens

Além da avaliação clínica, pode ser necessário o homem fazer outros exames para avaliar a causa da infertilidade, como:

1. Ultrassonagrafia dos testículos

A ultrassonografia dos testículos é usada para diagnosticar a presença e a gravidade da varicocele, de cistos ou de tumores nos testículos.

2. Espermograma

O espermograma é utilizado para avaliar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos pelo homem, podendo ser necessária a realização de 2 espermogramas para ter um diagnóstico definitivo. Veja quais os cuidados que se deve ter antes de fazer o espermograma.

3. Biópsia de testículo

A biópsia de testículo é usada principalmente quando o resultado do espermograma está alterado, para verificar a presença de espermatozoides nos testículos. Caso existam espermatozoides que não conseguem sair juntamente com o sêmen, o homem podem utilizar técnicas como a inseminação artificial ou a fertilização in vitro para ter filhos.

Exames específicos para mulheres

Além da avaliação clínica, outros exames que podem ser necessários para avaliar a causa da dificuldade da mulher engravidar são:

1. Ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal é utilizado para avaliar a presença de cistos nos ovários, endometriose, inflamações no útero ou alterações como tumores ou útero septado, que estejam impedindo a gravidez.

2. Histerossalpingografia

A histerossalpingografia é utilizada para avaliar alterações como trompas obstruídas, presença de tumores ou pólipos, endometriose, inflamação e malformações do útero.

3. Laparoscopia

A laparoscopia é indicada principalmente para avaliar a gravidade de problemas nas trompas uterinas e da endometriose, sendo possível estabelecer a melhor forma de tratamento para o problema.

Fonte: Tua Saúde

Copyright © Fertvida 2016 - todos os direitos reservados
Desenvolvido por Força Digital