Horários de atendimento: 8:00 am - 18:00 pm
01

O cigarro pode causar infertilidade no casal

Que o cigarro é um dos grandes causadores de problemas respiratórios todos já sabem, porém essa prática também pode ser prejudicial para os casais que desejam engravidar. Segundo pesquisa divulgada pela Oxford University, o cigarro impacta de forma direta os procedimentos de reproduções assistidas.

Segundo o ginecologista e especialista em reprodução humana, André Luiz, quem deseja engravidar precisa adotar hábitos saudáveis e parar de fumar imediatamente. “O tabaco está relacionado a diminuição da produção de óvulos e a diminuição da qualidade dos espermatozoides, causando assim o aumento dos insucessos em tratamentos de fertilização”, destaca.

A qualidade dos embriões também diminuem. Segundo o especialista as mulheres que fumam têm menor taxa de sucesso, precisam do dobro de tentativas em relação às não tabagistas para conseguir uma gestação e terão um risco maior de trombose durante e pós gestação, com incidência maior também de abortos e óbitos fetais.

Outro problema que pode ser causado é a diminuição da fertilidade do feto em formação. “Há maiores riscos de baixo peso ao nascer e prematuridade, além da morbimortalidade fetal. Essas crianças também podem apresentar maior propensão a manifestações de asma, bronquite, pneumonia e infecções no ouvido”, fala o médico.

Já para os homens que tem o hábito de fumar, existe uma redução no volume de sêmen, na concentração e qualidade dos espermatozoides, pode haver um aumento significativo da fragmentação do DNA do espermatozoide, isso além de diminuir a qualidade dos embriões aumenta muito os riscos de aborto. “A reversão dos sintomas do tabagismo na infertilidade podem ser revertidos após um ano sem fumar e adquirir hábitos saudáveis na alimentação e na prática de esportes, além de melhorar a saúde do paciente, existem chances maiores de sucesso nos tratamentos de reprodução humana”, finaliza.

Copyright © Fertvida 2016 - todos os direitos reservados
Desenvolvido por Força Digital