Horários de atendimento: 8:00 am - 18:00 pm
01

Suspensão da menstruação não interfere na fertilidade da mulher

A menstruação pode significar para muitas mulheres um período com bastantes dores, sofrimentos, além dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Graças a tecnologia e novas possibilidades na ciência, atualmente as mulheres podem decidir não menstruar e assim interromper o ciclo temporariamente.

Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas, no Estado de São Paulo, aponta que 32,5% das mulheres gostariam de nunca mais menstruar e 40% sonham com uma simples trégua. Entretanto é importante que antes que a mulher faça a opção de interromper a menstruação visite o seu ginecologista.

O assunto ainda gera dúvidas em algumas mulheres. Dentre os questionamentos mais comuns está se todas as mulheres podem parar a menstruação. Segundo o ginecologista e especialista em Reprodução Humana, André Luiz, essa suspensão é relativa, já que algumas mulheres que tem câncer de mama não podem tomar remédios que possuem alta dose de estrogênio e a progesterona.

“Esse procedimento não é indicado a mulheres com hipertensão não controlada, que tenham passado por cirurgia de grande porte com imobilização prolongada, antecedente de acidente vascular cerebral, doenças cardíacas isquêmicas, enxaquecas severas, tumores hepáticos ou hepatites agudas”, explica.

É muito importante ressaltar que os anticoncepcionais não causam infertilidade permanente. “Logo após a interrupção do uso do medicamento, irá haver o retorno na menstruação que significa o retorno da fertilidade”, acrescenta Dr. André Luiz.

A suspensão pode beneficiar mulheres que sofrem com fortes dores e que estão em tratamentos de doenças como a endometriose e mioma. Entretanto, antes de qualquer escolha é importante a visita ao ginecologista para que haja a indicação do melhor procedimento a seguir, considerando as características da paciente.

Copyright © Fertvida 2016 - todos os direitos reservados
Desenvolvido por Força Digital